Saiba o que é um seguro de portáteis e quais aparelhos ele cobre

4 minutos para ler

Você sabe o que é um seguro de portáteis? Hoje em dia, é impossível se imaginar sem o celular, não é verdade? Afinal, utilizamos o aparelho para fazer de tudo, desde compras on-line até o trabalho remoto.

Os dispositivos não só se tornaram essenciais e mais tecnológicos com o passar do tempo, mas também aumentaram exponencialmente de valor, o que faz com que perda, roubo e quebras se transformem em um prejuízo enorme para o utilizador. O seguro de portáteis surge como uma alternativa para lidar com tais eventualidades.

Mas como funciona essa modalidade de seguro, que coberturas ela oferece e o que você precisa saber antes de contratá-la? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto no artigo de hoje!

O que é seguro de portáteis?

O seguro de equipamentos portáteis é uma modalidade criada exclusivamente para a proteção de bens de consumo duráveis, sejam eles de pessoas físicas, sejam de pessoas jurídicas. Ele cobre, além de danos físicos, o roubo e a perda de vários dispositivos usados no dia a dia.

Quais equipamentos podem ser segurados?

Quando falamos em seguro de portáteis, a primeira coisa que surge na sua cabeça é o smartphone. Mas ele não é o único dispositivo que pode ser segurado nessa modalidade.

Abaixo, você confere uma lista de todos os produtos que se encaixam na categoria seguro de portáteis:

  • smartphone;
  • smartwatch;
  • notebook;
  • tablet;
  • câmera fotográfica;
  • filmadora.

Quais as coberturas mais comuns no seguro de portáteis?

Além das ocorrências mais comuns cobertas por tal serviço (como roubo e furto), um seguro de portáteis cobre outros tipos de sinistros, como:

  • incêndio;
  • ação da natureza (raios);
  • impacto de veículo;
  • explosões;
  • danos elétricos.

Algumas seguradoras oferecem coberturas adicionais. Fale com o seu corretor para entendê-las melhor.

Como são pagas as indenizações?

Precisa acionar o seguro de portáteis? No caso de sinistro, você deverá entrar em contato com seu corretor ou direto com a empresa por meio dos canais de atendimento dela para notificar o acontecimento. Cada seguradora tem uma política diferente de indenização, mas durante o processo é uma boa ideia ter os documentos relevantes para a sua ocorrência em mãos (como o Boletim de Ocorrência em caso de um assalto ou roubo, ou o laudo da assistência técnica).

A seguradora pode indenizá-lo das seguintes formas:

  1. Repondo o bem por um de igual valor ou semelhante.
  2. Reembolsando o valor do item.
  3. Reparando o produto.

Consulte sua apólice para entender melhor qual indenização receberá em caso de sinistro.

O que o seguro de portáteis não cobre?

O seguro de portáteis é uma ótima opção para garantir a segurança dos seus dispositivos, mas essa modalidade apresenta algumas restrições. Em geral, as seguradoras não dão suporte a:

  • portáteis fabricados há mais de 3 anos;
  • roubos de itens esquecidos em locais públicos ou em veículos (de uso doméstico ou empresarial);
  • avarias ou quebras ocasionadas por má utilização do aparelho.

Fique atento para os termos da sua apólice ou proposta de seguro na hora de contratar. É nesse documento que constarão as coberturas contratadas, bem como a forma de indenização e o prazo para que o cliente seja indenizado.

Gostou de conhecer melhor o seguro de portáteis? Então não esqueça: para obter o melhor serviço, que se encaixa nas suas necessidades, é preciso escolher uma corretora de confiança.

É papel do corretor intermediar a relação entre o cliente e a seguradora no momento da contratação. Um bom corretor o ajudará a encontrar o seguro de portáteis com melhor custo-benefício e estará pronto para responder qualquer dúvida sobre o seguro de portáteis.

A Caiuás Seguros cota as opções oferecidas por 15 seguradoras de renome em todo o Brasil para você e o ajuda a contratar seguro de portáteis com rapidez, segurança e economia. Visite nosso site e saiba mais!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.