Seguro de frota: importância, tipos e benefícios

4 minutos para ler

O seguro de frota é uma espécie de garantia contra os diversos riscos de transitar pelas ruas e estradas brasileiras, e pode ser especialmente indicado e vantajoso para empresas, ou mesmo pessoas físicas, que tenham vários veículos em sua posse que são constantemente dirigidos por pessoas diferentes.

Apesar de apresentar vantagens muito claras como a união em única apólice de todos os veículos facilitando sua administração, este tipo de seguro gera também muitas dúvidas por causa de suas diferenças em relação ao seguro auto comum.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo. Nele, você vai saber um pouco mais sobre seguro de frota. Confira.

Quais são os tipos de seguro de frota?

Existem duas modalidades de seguro para frotas.

Apólices coletivas

Nas apólices coletivas, todos os veículos segurados precisam estar nomeados em um único proprietário, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica.

Dessa forma, é emitida somente uma apólice para todos os bens móveis cadastrados e a cobrança é feita de forma unificada por meio do CPF ou CNPJ do contratante.

Além disso, você pode adicionar outros veículos durante a vigência do contrato, bastando fazer o pagamento do valor proporcional.

Grupos de afinidade

Essa apólice pode ser contratada tanto pela empresa quanto por associações que reúnem motoristas de uma mesma organização, sendo que o empregador também pode incluir os seus veículos no seguro.

Em alguns grupos de afinidade é possível que dependentes dos associados façam parte da apólice, dependendo da seguradora. Nesse caso, é preciso emitir certificados individuais de seguro para todos os membros do grupo, mas os pagamentos são independentes.

Além disso, existem outros tipos de pagamento:

  • feito integralmente pelo empregador;
  • pelo empregador e pelo empregado, em valores previamente combinados.

Vale citar que essa forma de seguro não inclui grupos de afinidade que reúnam veículos de associações, cooperativas, integrantes de sindicatos e sócios de clubes.

E as coberturas?

Do mesmo modo que as coberturas de seguro veicular comum funciona para pessoas físicas, funciona para as frotas. Existe uma infinidade de proteções, mas, basicamente, as apólices cobrem situações como:

Existem muitas possibilidades de contratações, mas, de modo geral, a maioria das apólices cobre situações como:

  • batidas, incêndios e explosões;
  • danos a terceiros;
  • roubos ou furtos.

Além disso, existem coberturas adicionais, que são:

  • carro extra para ocupar a função do veículo que está em conserto;
  • custos jurídicos em casos de processos por danos a terceiros;
  • danos aos ocupantes do veículo;
  • danos à carroceria (utilizada para veículos blindados e refrigerados);
  • lucros cessantes, que indeniza o segurado sobre os ganhos perdidos nos dias que o veículo ficou em manutenção;
  • reembolso de acessórios ou componentes danificados, ou roubados, como rádio, rastreador, GPS etc.

Assim como acontece no seguro individual, o sinistro pode ser parcial ou integral. Ou seja, caso o reparo da máquina não atinja 75% do seu valor, será parcial. Se for superior a esse percentual, o ressarcimento será integral, tendo direito ao valor de mercado do veículo ou à quantia informada na apólice. Em casos de furto ou roubo, o sinistro só será liberado quando o carro não for encontrado.

O seguro de frota é uma medida protetiva extremamente útil para o seu negócio. Além disso, existem vantagens recompensadoras para quem contrata esse tipo de serviço, como desconto proporcional ao número de veículos, clube de vantagens (estacionamentos e lavagens), serviços de despachante, treinamentos de direção defensiva, entre outras regalias.

Ficou interessado em fechar um contrato de seguro de frota? Nós, da Caiuás Seguros, somos especialistas em encontrar as melhores soluções para os patrimônios dos nossos clientes. Entre em contato conosco para saber como podemos resolver o seu problema.

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.