Para muitos, andar de moto não é apenas um meio de transporte, mas também uma paixão: é uma experiência libertadora! Por garantir a fuga de horas de trânsito, o uso da moto, ainda, confere um deslocamento mais rápido. Contudo, é preciso ter cautela para aproveitar as estradas com segurança.
Isso envolve blindar sua motocicleta contra sinistros. Mas o que é importante considerar na hora de escolher um seguro para moto? Veja, abaixo, algumas dicas que preparamos para você!
Considere a reputação da seguradora
O objetivo de contratar um seguro é poder ficar mais tranquilo em relação a acontecimentos não esperados e possíveis prejuízos. Pensando nisso, é preciso — antes de qualquer coisa — escolher uma seguradora de confiança. Se você tiver que esquentar a cabeça por conta de sinistros, de nada adiantará a contratação.
Busque alternativas conhecidas positivamente no mercado, além de consultar indicações de pessoas próximas que já façam uso do serviço. A internet também é uma grande auxiliadora nessa busca: você pode pesquisar as reclamações sobre as empresas e ver o que estão falando a respeito dela, seja positivo ou negativo. Então, invista nas pesquisas!
Informe-se sobre o que exatamente o seguro cobre
É preciso que você saiba exatamente o que quer contratar e pelo que vai pagar para não comprar gato por lebre! As seguradoras geralmente oferecem coberturas básicas e adicionais, sendo que cada uma delas têm suas particularidades. Despesas excepcionais — gastos com capacetes e luvas, por exemplo — e danos causados a terceiros geralmente são serviços adicionais.

Atente-se aos possíveis contratos e valores
As coberturas oferecidas pelos seguros não são todas iguais, e as condições e ofertas também não. Apesar de existir a facilidade da cotação online, é importante que você fique atento às cláusulas do contrato que vai assinar e, é claro, tenha certeza de que está contratando o melhor seguro de acordo com as suas necessidades e uso da motocicleta.
O valor do seguro depende do caráter da contratação (o que ele vai cobrir, em qual região você roda — considerando o índice de roubos e furtos de motos — etc). Ao preencher a ficha de simulação do seguro, é preciso ser incisivo e não omitir informações. Caso a seguradora constate que há informações incompatíveis com a realidade, você pode invalidar a cobertura, não recebendo a indenização caso ocorra algum sinistro.
Fique de olho nos benefícios oferecidos
Vantagens extras — além dos serviços adicionais e básicos — variam da empresa de seguro contratada e também da modalidade de cobertura escolhida, mas de modo geral são bem frequentes no mercado. Há seguradoras que oferecem descontos em determinadas oficinas, assistência com funcionamento 24 horas, bem como a obtenção de descontos na aquisição de acessórios para moto.
Ao seguir essas dicas, você vai ter em mãos uma análise pontual sobre as propostas de seguro para moto e será capaz de optar pelo que melhor atende as suas condições. Uma dica extra: converse com um dos nossos especialistas, ele é a pessoa mais indicada para orientá-lo.
E aí, gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre seguro para moto? Então, entre em contato conosco!
