5 dicas para escolher a moto para trilha ideal para você

4 minutos para ler

Se você ama duas rodas e aprecia esportes radicais, certamente, já pensou em uma moto para trilhas, não é mesmo? Afinal, quem não gosta de uma aventura que, além de muita adrenalina, permite conhecer lugares incríveis?

As motos de trilha ou off-road, como também são chamadas, são utilizadas em competições fora de estrada. São veículos projetados para rodar em trilhas e terrenos acidentados. Grande parte de sua tecnologia vem de modelos de motocross — que são muito potentes e com suspensões que suportam longo curso e, ainda, com um baixo peso.

As off-road apresentam alguns diferenciais que permitem rodar com mais conforto e autonomia em estradas rurais, como painel com hodômetro, farol e partida elétrica, entre outros. Seus preços são variados, mas quanto maior é a experiência do piloto, mais robustez e performance ele exigirá da máquina.

Neste post, vamos dar algumas dicas de como escolher o modelo mais adequado para as suas necessidades! Continue conosco e confira as 5 dicas!

1. Defina a modalidade que deseja praticar

As modalidades mais comuns são a trilha e o enduro. No entanto, apesar de fazerem parte do mesmo grupo esportivo off-road, existe uma diferença básica entre elas, que é o local onde são praticadas. Por isso, existe um tipo de moto para cada competição.

As motocicletas para trilhas têm uma suspensão robusta para suportar terrenos acidentados. No entanto, existem modelos híbridos, que podem ser usados tanto em trilhas como em estradas. Vale lembrar que é permitido customizar, tornando o veículo o mais próximo possível das necessidades do piloto.

2. Considere seu orçamento disponível

Um fator importante que precisa ser considerado na hora de adquirir a sua moto para trilha é o orçamento. Para começar, é essencial que você tenha em mente os seus reais objetivos para saber a máquina ideal a ser comprada.

Existem motos para trilhas de todo o preço, das mais simples às mais robustas. No entanto, é primordial definir o que você espera dela para garantir que o seu desempenho nessa atividade fique dentro do esperado.

Existem, porém, outros custos que envolvem a escolha de uma moto, como a manutenção e o valor do seguro. Tudo deve ser considerado na hora da escolha.

3. Leve em conta seu nível de pilotagem

A primeira coisa ao escolher uma moto é saber o seu nível de conhecimento na pilotagem. De nada adianta você escolher um modelo muito pesado e com a exigência de uma pilotagem experiente nessa categoria, se você for iniciante.

O fato é que a moto escolhida e a categoria na qual você vai competir devem condizer com a sua experiência. Além disso, é importante garantir o uso de todos os equipamentos de segurança, como capacete, colete, bota, joelheira, entre outros.

4. Opte por marcas reconhecidas

Além de escolher a moto para trilhas alinhadas aos seus objetivos de praticante, é importante priorizar a escolha por modelos de marcas reconhecidas no mercado. Assim, você garante a qualidade do veículo, evitando problemas frequentes relacionados ao desgaste de seus componentes.

Lembrando que as motos que se submetem a estradas e trilhas acidentadas devem ter uma manutenção mais regular e frequente, visto que estão expostas a fatores que podem causar problemas com mais facilidade.

Uma boa dica na hora de escolher a moto é observar nas competições as marcas patrocinadoras, visto que geralmente comercializam modelos mais seguros para a prática da modalidade.

5. Peça recomendações

Nada como obter informações de quem pratica o esporte, afinal, eles saberão informar os prós e os contras de determinados modelos e marcas de moto. Outra dica bem legal é participar de grupos existentes em redes sociais, pois isso ajuda bastante na obtenção de informações úteis sobre tudo o que envolve esse esporte de aventura.

Como você viu neste conteúdo, antes de se aventurar e adquirir sua moto para trilha é importante obter informações sobre qual máquina comprar, assim como se é uma boa ideia negociar um modelo usado ou investir mais recursos em um novo. São questões que devem ser pensadas!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe, então, nas suas redes sociais e ajude seus amigos a optarem pelo melhor modelo de moto para trilha!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.