Saiba como escolher o capacete de moto certo para você

4 minutos para ler

Você tem moto ou está planejando comprar uma? Então anote já: você precisa ter um bom capacete de moto. Isso mesmo! Além de oferecer total segurança durante as viagens, esse item é obrigatório, como consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Apesar de parecer um acessório simples, o capacete é responsável por proteger toda a cabeça, diminuindo qualquer impacto durante uma queda. No entanto, para garantir que o capacete de moto cumpra bem o seu papel, é importante analisar alguns critérios, como o tamanho, o forro e a viseira.

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, fique calmo! Para ajudá-lo nessa tarefa, selecionamos todos os detalhes que deverão ser observados para encontrar o modelo ideal. Vamos conferir?

Identifique a sua necessidade

O primeiro passo para comprar o capacete de moto mais adequado é definir as suas necessidades. Como? É simples: comece identificando se você costuma utilizar a moto para realizar viagens longas ou curtas.

Em caso de viagens longas, o mais indicado é escolher as opções produzidas a partir de materiais bastante resistentes, como são os itens em fibra de carbono. Em geral, esses produtos oferecem alta durabilidade, protegem bem a cabeça contra impactos e, ao mesmo tempo, são leves.

Por outro lado, se você usa a moto apenas durante um curto período na semana, seja para trabalhar ou passear, invista nos modelos de fibra de vidro, que não pesam e são muito resistentes.

Observe o tamanho do capacete

Após identificar a sua necessidade, é a hora de encontrar o tamanho certo do seu capacete. Esse ponto é extremamente importante, já que, para ser realmente seguro e oferecer conforto, é fundamental que o acessório esteja bem ajustado à cabeça. Veja abaixo como identificar o seu tamanho:

  • coloque uma fita métrica ao redor da cabeça;
  • a fita deverá ser posicionada na região da testa;
  • em seguida, cheque o número da circunferência da sua cabeça. Quer um exemplo? Imagine que a medida tenha dado 60 centímetros. Neste caso, o seu número de capacete será 60. 

Conseguiu encontrar o seu tamanho? Ótima notícia! Agora, você precisará experimentar o capacete e conferir se o acessório ficará confortável na sua cabeça. Anote a dica: a parte posterior deverá ficar bem colada ao pescoço. O recomendado é que não haja muito espaço entre o capacete e a cabeça.

Confira outros itens importantes

Há outras três questões essenciais a serem observadas durante a escolha do capacete: o forro, a ventilação e a viseira. Vamos entender melhor?

Forro

O forro do capacete deve ser bastante confortável. O ideal é que o material consiga absorver o suor e permita que a região respire bem. Para ter ainda mais praticidade, os modelos com forro removível são excelentes e facilitam a higienização da peça.

Ventilação

Encontrar um capacete com sistema de ventilação fará toda a diferença durante as suas viagens. Esse detalhe fará com que o acessório fique mais arejado e não embace a viseira. Vale a pena investir!

Viseira

As viseiras servem para proteger os olhos contra o sol, chuva, vento e resíduos que possam machucar o rosto. Dê preferência às opções produzidas com materiais grossos, como o plástico, e que também tenham passado por um procedimento antirrisco.

Saiba quando comprar um capacete novo

Você sabia que todo capacete possui um prazo de validade? Isso mesmo! Ao longo dos anos, as suas espumas internas se deterioram e, com isso, é necessário substituir o acessório por um modelo novo.

O prazo médio para a troca é de 3 anos, caso contrário, você não terá a mesma segurança de antes. Também é recomendado trocar o capacete nas seguintes situações:

  • caso o modelo não seja original;
  • se houver rachaduras ou defeitos;
  • se o acessório estiver largo ou com as espumas baixas;
  • se o modelo escolhido não tiver o selo do INMETRO.

Em todos os casos, considere a ideia de fazer um seguro para a sua companheira de duas rodas. Somente assim, você terá garantia e cobertura em casos de colisão, roubos, furtos e demais danos.

Agora que você já sabe como comprar o capacete de moto adequado, aproveite a leitura e entre em contato conosco! Juntos, encontraremos as melhores soluções para proteger o seu patrimônio!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.