5 dicas de higienização da casa para proteger sua família contra o coronavírus

4 minutos para ler

Em meio ao surto do novo coronavírus, muita gente faz o possível para garantir sua proteção e a de seus familiares. Porém, os cuidados não devem ser limitados a lavar as mãos e a utilizar álcool em gel. É preciso fazer a higienização da casa, pois esse é um ambiente em que muitos têm passado bastante tempo por causa do isolamento social. Isso porque o vírus se aloja em superfícies que não são limpas com frequência.

Como a limpeza vai além de “estar ou não organizado”, resolvemos criar este conteúdo. Conheça algumas práticas para desinfetar todos os cômodos e os utensílios de sua residência. Boa leitura!

1. Retire os sapatos antes de entrar em casa

Mesmo com a orientação para permanecer em casa, temos que ir ao mercado, ao banco, à farmácia e resolver outros compromissos. Além disso, alguns estabelecimentos e empresas não pararam e há muitas pessoas trabalhando. Por causa disso, é necessário tomar alguns cuidados ao retornar.

O ideal é não entrar em casa com os calçados (sapatos, tênis, chinelos etc.) com os quais estava na rua, deixando-os do lado de fora até serem desinfetados com água sanitária. Para isso, borrife uma solução do produto direto nas solas e deixe-as secar.

2. Troque de roupa assim que chegar

O ideal seria tirar as roupas antes de entrar, mas isso nem sempre é possível. Portanto, troque as vestimentas imediatamente e coloque-as para lavar. Melhor ainda é tomar um banho para garantir uma limpeza mais eficaz e proteger as outras pessoas que estão em casa.

3. Use luvas para a limpeza

Faça a higienização com luvas domésticas, pois se alguma superfície ou algum cômodo estiver contaminado pelo novo coronavírus, elas protegerão a pele do contato. Antes de serem usadas novamente, elas devem ser enxaguadas com água sanitária e secas.

Se houver algum familiar infectado em casa (ou em suspeita), use uma luva diferente para o local em que ele está. Se o doente não for uma criança ou um idoso, ele mesmo pode fazer a limpeza para não disseminar o vírus aos outros membros da família.

4. Faça a higienização da casa com frequência

Não existe um número fixo de vezes para limpar, ou seja, vai depender da presença de um familiar infectado. O recomendado é aumentar a frequência das faxinas com foco nos ambientes mais frequentados pela família, que devem ser higienizados todos os dias.

Os melhores produtos para fazer a limpeza são:

  • água sanitária para banheiro e cozinha;
  • detergente para lavar louças, panelas e talheres;
  • desinfetante com alta concentração de bactericida para pisos e outras superfícies;
  • sabão líquido (ou outro produto próprio) para uma limpeza profunda em azulejos.

Além disso, alguns objetos merecem atenção redobrada, pois são muito manuseados. Entre eles, estão:

  • aparelhos eletrônicos;
  • corrimãos;
  • controles remotos;
  • maçanetas;
  • interruptores.

Um pano com álcool 70% é a melhor opção para garantir a proteção de todos.

5. Limpe as compras antes de guardá-las

Quando frequentamos mercados, temos contato com várias pessoas. Sem falar que as mercadorias e as superfícies são tocadas por muita gente, logo, o risco de contaminação aumenta consideravelmente.

O novo coronavírus sobrevive até nove dias no ambiente, por isso, é importante desinfetar as compras assim que chegar à sua casa. Itens de feira (frutas, legumes e verduras) precisam ser lavados com uma solução de água sanitária (20 ml do produto para cada 1 litro de água).

Mercadorias com embalagens (caixas tetrapak, latinhas, sachês, sacos etc.) devem ser limpas com pano e desinfetante. Além disso, se você quiser reutilizar as sacolas plásticas, deixe-as imersas em uma solução à base de cloro e espere secar.

Já bolsas, chaves, carteiras e cartões de crédito podem ser desinfetados com álcool em gel 70%. No entanto, o celular deve ser higienizado com álcool isopropílico para não prejudicar seus componentes elétricos.

E então, o que achou das dicas de higienização da casa em tempos de coronavírus? Esperamos que elas ajudem na proteção da sua família. Para isso, basta colocá-las em prática agora mesmo.

Por fim, não se esqueça de lavar mãos e unhas com bastante frequência. Use água corrente e sabonete líquido para evitar contato manual com o produto, como ocorre com o sabonete em barra.

Se você gostou dessas recomendações de higienização da casa, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais.

Posts relacionados

Deixe um comentário