5 dicas de higienização da casa para proteger sua família contra o coronavírus

4 minutos para ler

Em meio ao surto do novo coronavírus, muita gente faz o possível para garantir sua proteção e a de seus familiares. Porém, os cuidados não devem ser limitados a lavar as mãos e a utilizar álcool em gel. É preciso fazer a higienização da casa, pois esse é um ambiente em que muitos têm passado bastante tempo por causa do isolamento social. Isso porque o vírus se aloja em superfícies que não são limpas com frequência.

Como a limpeza vai além de “estar ou não organizado”, resolvemos criar este conteúdo. Conheça algumas práticas para desinfetar todos os cômodos e os utensílios de sua residência. Boa leitura!

1. Retire os sapatos antes de entrar em casa

Mesmo com a orientação para permanecer em casa, temos que ir ao mercado, ao banco, à farmácia e resolver outros compromissos. Além disso, alguns estabelecimentos e empresas não pararam e há muitas pessoas trabalhando. Por causa disso, é necessário tomar alguns cuidados ao retornar.

O ideal é não entrar em casa com os calçados (sapatos, tênis, chinelos etc.) com os quais estava na rua, deixando-os do lado de fora até serem desinfetados com água sanitária. Para isso, borrife uma solução do produto direto nas solas e deixe-as secar.

2. Troque de roupa assim que chegar

O ideal seria tirar as roupas antes de entrar, mas isso nem sempre é possível. Portanto, troque as vestimentas imediatamente e coloque-as para lavar. Melhor ainda é tomar um banho para garantir uma limpeza mais eficaz e proteger as outras pessoas que estão em casa.

3. Use luvas para a limpeza

Faça a higienização com luvas domésticas, pois se alguma superfície ou algum cômodo estiver contaminado pelo novo coronavírus, elas protegerão a pele do contato. Antes de serem usadas novamente, elas devem ser enxaguadas com água sanitária e secas.

Se houver algum familiar infectado em casa (ou em suspeita), use uma luva diferente para o local em que ele está. Se o doente não for uma criança ou um idoso, ele mesmo pode fazer a limpeza para não disseminar o vírus aos outros membros da família.

4. Faça a higienização da casa com frequência

Não existe um número fixo de vezes para limpar, ou seja, vai depender da presença de um familiar infectado. O recomendado é aumentar a frequência das faxinas com foco nos ambientes mais frequentados pela família, que devem ser higienizados todos os dias.

Os melhores produtos para fazer a limpeza são:

  • água sanitária para banheiro e cozinha;
  • detergente para lavar louças, panelas e talheres;
  • desinfetante com alta concentração de bactericida para pisos e outras superfícies;
  • sabão líquido (ou outro produto próprio) para uma limpeza profunda em azulejos.

Além disso, alguns objetos merecem atenção redobrada, pois são muito manuseados. Entre eles, estão:

  • aparelhos eletrônicos;
  • corrimãos;
  • controles remotos;
  • maçanetas;
  • interruptores.

Um pano com álcool 70% é a melhor opção para garantir a proteção de todos.

5. Limpe as compras antes de guardá-las

Quando frequentamos mercados, temos contato com várias pessoas. Sem falar que as mercadorias e as superfícies são tocadas por muita gente, logo, o risco de contaminação aumenta consideravelmente.

O novo coronavírus sobrevive até nove dias no ambiente, por isso, é importante desinfetar as compras assim que chegar à sua casa. Itens de feira (frutas, legumes e verduras) precisam ser lavados com uma solução de água sanitária (20 ml do produto para cada 1 litro de água).

Mercadorias com embalagens (caixas tetrapak, latinhas, sachês, sacos etc.) devem ser limpas com pano e desinfetante. Além disso, se você quiser reutilizar as sacolas plásticas, deixe-as imersas em uma solução à base de cloro e espere secar.

Já bolsas, chaves, carteiras e cartões de crédito podem ser desinfetados com álcool em gel 70%. No entanto, o celular deve ser higienizado com álcool isopropílico para não prejudicar seus componentes elétricos.

E então, o que achou das dicas de higienização da casa em tempos de coronavírus? Esperamos que elas ajudem na proteção da sua família. Para isso, basta colocá-las em prática agora mesmo.

Por fim, não se esqueça de lavar mãos e unhas com bastante frequência. Use água corrente e sabonete líquido para evitar contato manual com o produto, como ocorre com o sabonete em barra.

Se você gostou dessas recomendações de higienização da casa, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais.

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.