Endosso no seguro auto: o que é e como funciona? Saiba aqui!

4 minutos para ler

Você já ouviu falar em endosso no seguro auto? O contrato de seguro é um documento complexo e que costumam apresentar assuntos específicos que, em um primeiro momento, podem gerar estranheza as pessoas que não estão acostumadas.

Contudo, compreender e conhecer acerca dos principais termos usados no ramo dos seguros é relevante para evitar mal entendidos durante ou, até mesmo, após a sua contratação.

Quer saber mais detalhes sobre endosso no seguro auto? Então, continue a leitura deste artigo que vamos apresentar relevantes informações sobre o tema. Não perca!

O que é e como funciona o endosso no seguro auto?

Endosso é, na realidade, uma maneira de transferir a propriedade de um título. No caso do seguro automotivo, se trata de um documento emitido pela seguradora durante a vigência da apólice que visa modificar, alterar ou transferir os dados do contrato de seguro.

Todas as mudanças que são feitas nas condições de um contrato de seguro geram um endosso, até mesmo a contratação de uma garantia adicional, por exemplo. Contudo, o tipo de endosso que costuma ser utilizado com mais frequência é para substituir o veículo que consta na apólice.

Quais são os principais tipos de endosso?

A seguir, vamos apresentar quais são os tipos de endosso mais comuns e que costumam ser solicitados com frequência nas seguradoras.

 Mudança de endereço

É preciso fazer um endosso quando o segurado residia em determinado lugar e se muda para outro bairro, cidade ou estado. Trata-se de uma alteração relevante, uma vez que a área de circulação do veículo é um dos fatores no cálculo do risco, sendo preciso atualizar o perfil e corrigir o valor do seguro.

Alteração de veículo

Mais uma situação é quando o motorista troca de veículo no meio da vigência do seguro automotivo. Nesse caso, como há uma mudança no perfil do risco — já que marca, ano e modelo do veículo também integram a análise de risco —, também é preciso que um endosso seja realizado.

Transferência de seguro

Nos casos em que o segurado deseja fazer o procedimento de transferência de seguro junto à seguradora, também é preciso fazer um endosso, uma vez que o valor do seguro pode sofrer mudanças com a alteração do veículo, podendo ficar mais barato ou mais caro.

cote seguro auto pelo whatsapp

Como é o procedimento de endosso de um contrato de seguro?

Quando o segurado se vê perante uma situação que exige o endosso do seu contrato de seguro, ele deve contatar o quanto antes o seu correto e informá-lo acerca de todas as mudanças necessárias.

O corretor, por sua vez, deve cotar o custo das mudanças informadas e elaborar uma proposta a ser enviada à seguradora, depois da aprovação do cliente. A seguradora deve, em 15 dias, analisar a proposta apresentada e responder se aceita ou não o endosso.

Nos casos em que ele é aceito, a apólice do seguro é mudada e passa a vigorar com novas condições. Por isso, é relevante que toda a situação seja detalhada corretamente na proposta, a fim de não gerar problema a nenhuma das partes contratantes.

O endosso no seguro auto é cobrado?

O endosso, como se trata de uma alteração na proposta, em geral, costuma resultar em um valor diferente para o seguro que, por sua vez, pode se tornar mais caro ou mais barato, a depender da mudança realizada.

Além disso, sempre que as condições informadas no momento da contratação são mudadas e o endosso é solicitado, há uma grande chance do valor do prêmio do seguro também sofrer alterações.

Nos casos em que há diminuição do calor, parte do prêmio pago deve ser devolvido ao segurado ou, então, abatido das parcelas que ainda não venceram, se for o caso.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o endosso no seguro auto, lembre-se de solicitá-lo sempre que houver alguma mudança que exija alteração na contratação da sua apólice, como alteração de casa, de veículo, inclusão ou exclusão de coberturas etc.

Gostou deste post? Então, acesse nosso Guia Completo do Seguro de Carro e compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas descubram o que é o endosso no seguro auto!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.