Corretora ou seguradora? Entenda já as diferenças entre elas

3 minutos para ler

Quando uma pessoa precisa adquirir um seguro, costuma ficar em dúvida entre uma corretora ou seguradora. Diversas pessoas acham que essas empresas prestam o mesmo serviço, todavia, são funções diferentes, apesar de estarem ligadas. Os corretores são mediadores entre segurados e as empresas. Logo, podemos afirmar que a principal diferença entre elas é quem cada um de fato representa.

O fato é que para escolher uma corretora ou seguradora é muito importante saber exatamente qual o papel de cada uma delas. Mas você sabe exatamente qual é a diferença entre elas?

Neste post, falaremos mais sobre o assunto. Confira!

O que são corretoras?

Esse tipo de instituição tem a função de fazer intermediação entre o segurado e a seguradora. Lembrando que é Superintendência de Seguros Privados responsável por regulamentar as corretoras. Assim, ela atua indiretamente nesse mercado.

Todavia, ela comercializa os serviços que a seguradora oferece, visto que possibilita que contratos sejam feitos com ela e viabiliza que de fato todos os direitos dos clientes sejam cumpridos.

Nesse cenário, é essencial ressaltar que as corretoras possuem clientes físicos e jurídicos. O que difere é o fato de interceder em prol do segurado, analisando os riscos presentes no contrato de seguro que irá contratar e analisando a cobertura que atende melhor às suas demandas.

cote seguro auto pelo whatsapp

O que são seguradoras?

Todo produto precisa ser disponibilizado por uma fábrica ou empresa responsável no mercado. No ramo de seguros, essa ação é função da seguradora. Ela é uma empresa que possui autorização da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), a fim de disponibilizar esse serviço.

Esse órgão é vinculado ao Ministério da Fazenda e o objetivo é de gato regular o mercado de seguros no país. É responsabilidade da seguradora assumir riscos sobre o patrimônio que está segurado e, caso ocorra um sinistro, quitar as indenizações cabíveis.

Quais as principais diferenças entre elas?

Para simplificar: a seguradora tem a função de fazer o pagamento da indenização. Por outro lado, é responsabilidade da corretora de seguro fazer a intermediação do contato entre cliente e seguradora. Em outras palavras, as corretoras comercializam os produtos, mas é a seguradora quem dá conta dos riscos.

A corretora basicamente identifica as determinações contratuais que o seguro garante e verificar se elas estão em conformidade com as condições que o segurado deseja. Inclusive, as corretoras auxiliam na escolha do seguro adequado, satisfazendo as necessidades do segurado e oferecendo suporte para que o cliente tenha disponível o seguro que precisa.

Comparar seguros a veículos é um ótimo exemplo que ajuda a compreender essa diferença. Apesar de as montadoras produzirem os veículos, é função das concessionárias vendê-los. Logo, no mercado de seguros é parecido, mas as seguradoras também podem comercializar seus produtos com os clientes de forma direta.

Por fim, agora você sabe como escolher uma corretora ou seguradora. Lembrando que é muito importante escolher o serviço ideal para sua necessidade. Além disso, é essencial contar com uma empresa de renome no mercado. A Caiuás Seguros é uma corretora de seguros do Grupo Caiuás e apresenta uma estrutura completa, com profissionais qualificados para proteger e cuidar do seu patrimônio.

Agora que você conhece a Caiuás Seguros, entre já em contato conosco e conheça nossos produtos!

Posts relacionados

Deixe um comentário