Corretora ou seguradora? Entenda já as diferenças entre elas

3 minutos para ler

Quando uma pessoa precisa adquirir um seguro, costuma ficar em dúvida entre uma corretora ou seguradora. Diversas pessoas acham que essas empresas prestam o mesmo serviço, todavia, são funções diferentes, apesar de estarem ligadas. Os corretores são mediadores entre segurados e as empresas. Logo, podemos afirmar que a principal diferença entre elas é quem cada um de fato representa.

O fato é que para escolher uma corretora ou seguradora é muito importante saber exatamente qual o papel de cada uma delas. Mas você sabe exatamente qual é a diferença entre elas?

Neste post, falaremos mais sobre o assunto. Confira!

O que são corretoras?

Esse tipo de instituição tem a função de fazer intermediação entre o segurado e a seguradora. Lembrando que é Superintendência de Seguros Privados responsável por regulamentar as corretoras. Assim, ela atua indiretamente nesse mercado.

Todavia, ela comercializa os serviços que a seguradora oferece, visto que possibilita que contratos sejam feitos com ela e viabiliza que de fato todos os direitos dos clientes sejam cumpridos.

Nesse cenário, é essencial ressaltar que as corretoras possuem clientes físicos e jurídicos. O que difere é o fato de interceder em prol do segurado, analisando os riscos presentes no contrato de seguro que irá contratar e analisando a cobertura que atende melhor às suas demandas.

cote seguro auto pelo whatsapp

O que são seguradoras?

Todo produto precisa ser disponibilizado por uma fábrica ou empresa responsável no mercado. No ramo de seguros, essa ação é função da seguradora. Ela é uma empresa que possui autorização da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), a fim de disponibilizar esse serviço.

Esse órgão é vinculado ao Ministério da Fazenda e o objetivo é de gato regular o mercado de seguros no país. É responsabilidade da seguradora assumir riscos sobre o patrimônio que está segurado e, caso ocorra um sinistro, quitar as indenizações cabíveis.

Quais as principais diferenças entre elas?

Para simplificar: a seguradora tem a função de fazer o pagamento da indenização. Por outro lado, é responsabilidade da corretora de seguro fazer a intermediação do contato entre cliente e seguradora. Em outras palavras, as corretoras comercializam os produtos, mas é a seguradora quem dá conta dos riscos.

A corretora basicamente identifica as determinações contratuais que o seguro garante e verificar se elas estão em conformidade com as condições que o segurado deseja. Inclusive, as corretoras auxiliam na escolha do seguro adequado, satisfazendo as necessidades do segurado e oferecendo suporte para que o cliente tenha disponível o seguro que precisa.

Comparar seguros a veículos é um ótimo exemplo que ajuda a compreender essa diferença. Apesar de as montadoras produzirem os veículos, é função das concessionárias vendê-los. Logo, no mercado de seguros é parecido, mas as seguradoras também podem comercializar seus produtos com os clientes de forma direta.

Por fim, agora você sabe como escolher uma corretora ou seguradora. Lembrando que é muito importante escolher o serviço ideal para sua necessidade. Além disso, é essencial contar com uma empresa de renome no mercado. A Caiuás Seguros é uma corretora de seguros do Grupo Caiuás e apresenta uma estrutura completa, com profissionais qualificados para proteger e cuidar do seu patrimônio.

Agora que você conhece a Caiuás Seguros, entre já em contato conosco e conheça nossos produtos!

Tem dúvidas sobre seguro auto? Confira nosso GUIA COMPLETO DO SEGURO DE CARRO!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.