Renovação do seguro moto: tudo que você precisa saber na hora de renovar o seu contrato

6 minutos para ler

Chegou a hora de fazer a renovação do seguro moto e você não sabe como proceder? Pois bem, neste conteúdo você encontra tudo que precisa saber para manter seu veículo sempre protegido. E para saber ainda mais, leia também, o guia completo do que você precisa saber antes de contratar um seguro para a sua moto.

Boa leitura!

Neste artigo, você irá encontrar os seguintes tópicos:

O seguro moto

O seguro é um serviço de proteção para a sua moto. 

Você faz um contrato com uma companhia de seguros, paga uma determinada quantia conforme o tipo de cobertura desejada e, caso a moto seja roubada/furtada ou sofra algum dano coberto pela apólice do seguro, você obterá uma compensação proporcional.

O objetivo do seguro moto é fazer com que você e os terceiros envolvidos em um sinistro tenham cobertura para qualquer reparação.

Entre os principais benefícios do seguro moto, podemos citar: 

  • Minimiza prejuízos relacionados a acidentes, problemas de funcionamento, roubo ou furto;
  • Evita custos altos e repentinos decorrentes de sinistros;
  • Garante a reposição do veículo em caso de perda total.

Tipos de seguro de moto: fique por dentro dos principais

No entanto, um ano após a contratação do seu seguro, ou ao terminar a vigência da apólice, o seguro deve ser renovado na própria seguradora onde ele foi contratado ou em qualquer outra. Só assim sua moto continuará protegida.

E antes de fazer a renovação, é importante avaliar com cuidado se deverá manter ou alterar as cobertura e serviços. Afinal, com o tempo, suas necessidades podem mudar.

Hoje, as seguradoras trabalham especificamente com 2 tipos de seguro para moto: 

  • Roubo e furto: é o seguro que garante proteção exclusivamente para motos roubadas ou furtadas. Ele se torna uma opção bem mais barata, pois exclui proteção contra reparos por danos causados decorrentes de acidentes, substituição de peças danificadas e também não possui cobertura contra danos a terceiros.
  • Seguro de moto compreensivo: oferece proteção completa, pois protege o motoqueiro, a moto contra roubo e furto, terceiros que possam ter sido prejudicados no acidente, além de coberturas contra incêndio, desastres naturais, acidentes, alagamentos e colisão.

O momento certo de fazer a renovação do seguro

O melhor momento para fazer a renovação do seguro moto é nos 30 dias anteriores ao vencimento da sua apólice. Dessa forma, você ficará muito mais tranquilo e seguro. Jamais deixe para a última hora! 

Mas atenção, existe um prazo pré-estabelecido para a renovação do seguro. Após o vencimento da apólice, o segurado tem até 30 dias para efetivar a renovação, mantendo todos os bônus adquiridos anteriormente.

Além disso, é preciso saber que, se você renovar o seguro após o fim da apólice, será preciso realizar uma nova vistoria, o que pode levar alguns dias, e não é bom andar por aí sem seguro.

O que deve ser analisado antes de fazer a renovação do seguro moto

Antes de renovar seu seguro moto, é importante verificar se há alguma alteração nos dados da sua apólice, como mudança de endereço e estado civil. Essas alterações podem influenciar no preço do seguro e, por isso, devem ser informadas à seguradora.

Também é importante verificar se a sua seguradora atual possui algum bônus, desconto ou benefícios. Em geral, aqueles que já são clientes da mesma empresa há algum tempo costumam obter benefícios na renovação. 

Mas será que vale a pena renovar o seguro automaticamente? Bem, recomendamos que você faça uma pesquisa para verificar se há melhores condições em outras seguradoras e se o preço da sua seguradora for o melhor, então renove.

Uma boa pesquisa é fundamental para renovar seu seguro moto, afinal, existem diversas opções de seguradoras e renovações disponíveis no mercado, sendo normal encontrar diferenças nas ofertas, benefícios e valores.

Ao realizar diferentes cotações, fica mais fácil encontrar a empresa que melhor se encaixa em suas necessidades e conta com bons preços e com boa cobertura. 

No mais, ter diferentes propostas em mãos também permite negociar com as empresas, já que algumas seguradoras costumam cobrir as ofertas das concorrentes.

Endosso no seguro de moto.

Escolha a forma de pagamento

A forma de pagamento é um fator muito relevante para quem está prestes a fazer a renovação do seguro moto. As seguradoras, em geral, costumam oferecer diferentes possibilidades de pagamento, por meio de débito em conta, cartão de crédito, boleto, etc.

Analise cada uma das formas de pagamento e escolha aquela modalidade que traz mais vantagens, conforme as suas necessidades e possibilidades.

Dicas e cuidados para acertar na hora da renovação do seguro de moto

O corretor de seguros é peça fundamental para a contratação e renovação de um seguro de moto. É ele o profissional que vai te ajudar na cotação, escolha das coberturas e contratação e renovação do seguro. Também é ele que irá te representar junto à seguradora em qualquer outro assunto ligado ao seguro.

Por isso, uma das primeiras coisas que você deve fazer é procurar um corretor de seguros da sua confiança. 

Antes de renovar seu contrato, aqui estão mais algumas informações úteis para dar ao seu corretor.

Certifique-se de informá-lo sobre quaisquer mudanças importantes em relação ao período anterior, como: mudança de local de residência, tipo de veículo de transporte utilizado ou tipo de garagem utilizada. Com isso, informe-o sobre quaisquer mudanças em relação à idade do motorista e veículo.

Outra dica importante no momento da renovação é para que antes de assinar o contrato, leia com atenção todas as cláusulas e verifique se de que os seus dados e os da moto estão corretos (marca do veículo, modelo, ano, versão e outros detalhes).

Conclusão

Agora que você já sabe como renovar o seguro de moto, coloque em prática, no momento da sua renovação, cada um dos pontos que apresentamos. Assim, você conseguirá aproveitar as melhores condições e não vai cometer nenhum equívoco durante a contratação!

Gostou dessas dicas? Aproveite a oportunidade e faça uma cotação!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.