Endosso de seguro moto: descubra o que é e como funciona

6 minutos para ler

Na hora de contratar um seguro moto, é normal se deparar com termos desconhecidos. Se você não conhece nada sobre o seguro moto e pensa em contratar, temos o artigo perfeito para você: O guia completo do que você precisa saber antes de contratar um seguro para a sua moto.

Existem também aqueles que já possuem o seguro, mas ainda não entendem completamente como funciona o endosso, por exemplo, e só procuram saber do que se trata na hora que precisam. 

Pois bem, para qualquer um dos dois casos, este artigo ajudará a esclarecer essas dúvidas e aprender um pouco mais sobre o endosso do seguro moto. 

Neste artigo, você poderá encontrar os tópicos:

Confira e boa leitura!

O que é endosso

O endosso é um dispositivo que pode ser usado em qualquer tipo de contrato. É uma transferência de propriedade de um título ou de seus dados.

No caso do endosso de seguro moto, ele corresponde ao processo pelo qual são realizadas mudanças nas condições de uma apólice de seguro. Ou seja, é uma atualização nas informações, realizada conforme as necessidades e os interesses das partes envolvidas.

Ele é feito pela corretora de seguros, a partir da solicitação do segurado. Assim, é realizado um novo cálculo do risco de seguro do bem em questão.

Para haver uma avaliação dos riscos, o segurado precisa fornecer uma série de informações à seguradora, e isso dará origem a uma nova apólice de seguro.

Quando pode ser feito o endosso de seguro moto

O endosso de seguro moto deve ser feito sempre que houver qualquer alteração nas condições da apólice e, assim, garantir que ela reflita verdadeiramente os riscos cobertos pela seguradora. 

Sem o endosso, a seguradora acabará assumindo um risco maior por um prêmio mais baixo. Assim, informar as mudanças das condições é fundamental para manter tudo regularizado.

No mais, por meio do endosso, o segurado terá um contrato de seguro moto mais adequado à sua realidade. Se ele trocar de motocicleta durante a vigência, por exemplo, é possível segurar o novo bem sem precisar começar todo o processo de contratação do zero.

Tipos de seguro de moto: fique por dentro dos principais.

Também é possível incluir ou retirar coberturas.

Em resumo, o endosso protege as duas partes: a seguradora e o segurado. 

Por exemplo, se houver a troca da motocicleta, a instalação de um dispositivo de rastreamento ou a mudança no uso, será necessário fazer um endosso.  

Entre os principais tipos de mudanças que necessitam do endosso de seguro, podemos citar: 

  • Data e forma de pagamento;
  • Diminuição ou aumento dos valores da indenização; 
  • Troca de objeto segurado;
  • Alteração nas coberturas;
  • Dados do segurado (CPF, estado civil, endereço, etc).

Como é feito o endosso no seguro moto

Já sabendo como o endosso é importante, é preciso saber como ele é feito. 

Pois bem, independentemente do tipo de seguro moto, assim que houver uma mudança nos dados, o segurado deve comunicar o corretor de seguros para ser criada uma proposta. 

Então, será necessário validar o documento, que será enviado para a seguradora dar seu aceite. 

Assim que a seguradora aceitar o documento, será emitido o endosso e será consolidada a alteração na apólice. 

Nesse momento, pode ser que haja uma diferença nos valores do prêmio, crédito ou débito da diferença.

Fazer o endosso x realizar uma nova contratação

Essa é uma dúvida muito comum, e fazer o endosso ou realizar uma nova contratação, é uma decisão que precisa ser tomada tendo por base alguns pontos.

É preciso avaliar quais serão essas mudanças, se forem simples, como inserir novos beneficiários ou acrescentar novas informações relacionadas ao endereço, por exemplo. Nesse caso, o endosso de seguro pode resolver.

Porém, também é importante avaliar as consequências dessas mudanças. Dependendo da quantidade delas e de seu nível de complexidade, pode ser válido fazer um novo contrato de seguro.

Consequências de não realizar o endosso 

Se a mudança, por menor que seja, não for comunicada à seguradora para realização do endosso, o segurado poderá ser questionado caso ocorra um sinistro e acabar sendo prejudicado porque a sua apólice não realizará a cobertura sobre um risco que não estava previsto.

Dessa forma, um dos motivos para se realizar o endosso do seguro, o mais rápido possível, é o risco de não o fazer a tempo de usar a cobertura. Se um segurado fizer qualquer alteração que mude o risco do contrato e não realizar o endosso, a seguradora pode se recusar a assumir o risco quando o seguro for acionado.

E você já sabe que isso trará muitos custos e muita dor de cabeça para todos os envolvidos.

Conclusão

O endosso de seguro moto é indispensável para manter as informações da apólice sempre atualizadas, incluindo o cálculo quanto aos riscos acrescentados ou eliminados. Dessa forma, no caso de ocorrerem mudanças em quaisquer dados, é fundamental comunicá-las à seguradora para ter as coberturas contratadas.

Quando as informações sobre o seguro ou bem segurado estão atualizadas, todas as obrigações são de responsabilidade da seguradora.

Para fazer tudo de maneira correta, quando houver o desejo de proteger itens de valor conquistados com esforço e trabalho duro, é importante contar com a ajuda de um corretor experiente.

Só ele poderá te ajudar a entender todos os detalhes e termos de um contrato de seguro moto, tais como franquia, sinistro e, claro, endosso. 

Por fim, pesquise cotações em diferentes seguradoras, seja por meio de um corretor ou diretamente nas empresas, e escolha a que oferecer as melhores condições pelo menor preço.

Fale com um de nossos especialistas e faça uma cotação!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.