Consórcio para comprar carro PCD vale a pena? Confira!

3 minutos para ler

Comprar um carro, principalmente quando falamos de um modelo 0km, é mesmo o sonho de muita gente. Uma das formas de alcançar esse objetivo, sem dúvida, é investindo em um consórcio. Sendo assim, o consórcio para comprar carro PCD pode ser uma excelente opção para adquirir um veículo? Ou não vale tão a pena assim? 

Pensando nessa dúvida, preparamos este post para você explicando como funciona um consórcio, quais são as vantagens obtidas por meio desse modelo de compra e, finalmente, refletindo sobre essa ser ou não uma boa opção para a aquisição de um carro PCD. Que tal se inteirar sobre o assunto? Venha conosco e fique por dentro! 

Como funciona um consórcio?

Um consórcio funciona, basicamente, como um modelo de autofinanciamento em grupo. Com palavras mais simples, significa que um grupo de pessoas interessadas em um veículo de valor semelhante se juntam e cada uma paga uma parte. No financiamento tradicional, você pega um valor e vai pagando depois com juros, certo?

No consórcio, podemos entender que é um caminho um tanto quanto inverso: você vai pagando o bem antes de ter ele em mãos. Ou seja, é estabelecido um plano com valores — as chamadas cotas — mensais e também um prazo. Conforme você vai pagando, pode ser contemplado com a carta de crédito para adquirir o carro.

O que acontece é que conforme todas as pessoas vão pagando suas parcelas (valor total dividido pelo tempo definido), vai formando um dinheiro “em caixa”. Assim, acontecem assembleias periódicas nas quais acontece um sorteio para contemplar um dos cotistas do consórcio. Há modelos que “leiloam” as cartas de crédito entre o grupo também.

Quais são as vantagens do consórcio?

A primeira grande vantagem do consórcio é que não tem taxa de juros. Se você já simulou a compra de algum carro por meio de financiamento, provavelmente notou que o valor fica muito mais alto do que na aquisição à vista. O consórcio elimina esse problema. Outro ponto superpositivo: você escolhe quanto quer pagar e por quanto tempo.

Há opções de consórcio que duram até 72 meses. Você pode ser sorteado no primeiro mês, é claro. Ainda assim, caso você desista no meio do processo, não há grandes complicações: é possível resgatar o dinheiro já aplicado. O modelo de consórcio ajuda na organização financeira e, assim, é uma excelente escolha para comprar carro PCD.

Consórcio para comprar carro PCD vale a pena

Os impostos (IPI e ICMS) reduzidos possibilitam a aquisição do carro a um preço menor. Dessa forma, a pessoa com deficiência tem a opção de participar do grupo com o valor da cota reduzido antecipadamente, visto que há isenções na compra do veículo. Com um pouco de programação, o sistema concessório pode compensar nesse sentido.

O consórcio para comprar carro PCD garante uma carta de crédito que serve como dinheiro vivo. Imagine que você vai comprar um 0km, contando com as isenções de impostos. Nesse caso, o valor pago no consórcio será baixo em relação ao veículo almejado e, sem dúvida, compensa muito mais do que as altas taxas de financiamento para carros melhores.

Você tem mais dúvidas sobre esse assunto e gostaria de receber informações a respeito? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e garanta o acesso aos nossos conteúdos em primeira mão! 

Atendimento à Isenção PCD pelo whatsapp

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.