Como funciona o seguro de carro para terceiros? Entenda!

3 minutos para ler

Os seguros são a melhor alternativa para aqueles que desejam se prevenir dos custos de um acidente. No entanto, nem todos sabem que é possível incluir um seguro de carro para terceiros, para o caso de haver prejuízos causados por você a outras pessoas.

Essa cobertura é uma ótima opção para aqueles que se preocupam com os custos de bater no carro de alguém ou atropelar um pedestre. Quer saber mais sobre seguro para terceiros? Fique conosco que vamos explicar!

O que significa seguro de carro para terceiros?

O seguro de carros para terceiros é uma modalidade de seguro automotivo. Ele basicamente cobre as despesas em caso de colisão com o carro de outra pessoa, com um pedestre ou com fachadas de casas e objetos pelo caminho. Essa opção é tão importante que é possível adquirir apenas ela ao contratar um plano de cobertura.

Quando contratá-lo?

Pense que durante o seu trajeto você encontra vários carros, muitos deles caros — ou seja, o valor que precisará desembolsar caso bata acidentalmente em algum deles será bem alto. E se alguém se machucar, as despesas ficam ainda maiores.

Por esses motivos, no momento de contratar um seguro, vale a pena considerar incluir a opção para terceiros, afinal, é mais provável acontecer um acidente envolvendo outros veículos e pessoas do que apenas você e seu carro.

O que o seguro de carro para terceiros costuma cobrir?

Por meio desse seguro, é possível cobrir danos dos tipos material e pessoal. Conheça ambos e saiba quais as vantagens adquiridas pelo seguro:

Danos materiais

Os danos materiais são danos que não envolvem pessoas ou seres vivos. Assim, há cobertura para colisões com outros veículos, objetos ou locais. Em casos do tipo, o seguro cobre o reparo de acordo com o valor contratado para cobertura.

Danos morais e corporais

Já quando a colisão é com uma pessoa, o seguro para terceiros oferece cobertura para despesas médicas e hospitalares decorrentes de acidente. Em casos mais graves, como morte ou invalidez, a seguradora ressarce os valores determinados judicialmente, como indenizações.

Quais as vantagens desse tipo de seguro?

A maior vantagem do seguro é a tranquilidade que ele oferece. Ao conduzir um veículo, você estará sempre cercado por outros carros, por pedestres e pelas construções. Por isso, há uma alta probabilidade de haver um acidente envolvendo terceiros. Caso uma situação assim aconteça, basta acionar a seguradora para resolver as dores de cabeça.

Imagine uma situação na qual você bateu em um carro muito caro e sabe que o reparo não ficará barato. Ou ainda que o acidente envolveu um pedestre e houve gastos com o hospital e cirurgia. O apoio da seguradora para cobrir os gastos dessas situações pode ser considerado um alívio.

O trânsito nos dias de hoje é completamente caótico. O motorista deve se precaver para não precisar resolver sozinho os prejuízos de um acidente. O seguro para terceiros é a melhor forma de estar respaldado para situações como essas, passíveis de acontecer a qualquer pessoa. Previna-se gastando pouco para evitar grandes prejuízos futuros!

Gostou do nosso texto e quer saber ainda mais sobre seguros? Então, acesse nosso Guia Completo do Seguro de Carro e entenda tudo sobre esse serviço!

Acompanhe nosso Facebook, Instagram e LinkedIn. Até a próxima!

Posts relacionados

2 thoughts on “Como funciona o seguro de carro para terceiros? Entenda!

  1. Boa tarde! Nesse final de semana eu estava seguindo para a faculdade quando um caminhão que estava na outra mão foi tentar cortar uma fileira de carros. O veículo que estava na minha frente possuía o freio ABS, e para evitar chocar de frente com o caminhão, ele foi forçado a frear, parando o seu veículo imediatamente. Eu estava logo atrás e tentei frear mas acabei colidindo com a traseira do seu veículo, por não possuir tal freio abs. O caminhão foi embora e não conseguimos pegar sua placa.
    O veículo que estava na minha frente possui seguro e o meu não. Gostaria de saber se por acaso ele pode acionar o seu seguro para cobrir os danos do meu carro.
    Já que houve um nexo de causalidade quando ele ao tentar evitar um acidente acabou causando outro. Obrigada

    1. Olá Catarina!
      Infelizmente o Código de Trânsito Brasileiro determina que existe uma presunção de culpa quanto aos condutores que batem na traseira dos outros. Talvez a única forma de contestar isso, nesse evento, seria apresentar à seguradora uma prova material como um vídeo contendo a imagem da manobra do caminhão.
      Um abraço!

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.