Trabalhar de carro todos os dias: vale a pena?

4 minutos para ler

Mobilidade urbana é um assunto sempre mais discutido, uma vez que, a cada dia, o trânsito das grandes cidades aumenta de intensidade. Esse fato gera muitas dúvidas, principalmente em referência aos deslocamentos cotidianos: ir para o trabalho, voltar para casa, levar e buscar os filhos na escola etc.

Para grande parte das pessoas que possuem ou querem comprar um automóvel, ter um carro não é uma questão de luxo. A baixa qualidade do transporte público, a falta de segurança nas cidades, os deslocamentos a grandes distâncias etc. são situações em que ter um veículo é fundamental.

Apesar disso, existem algumas formas de fazer uso do carro de maneira mais inteligente. Uma das dúvidas mais comuns é sobre quando vale a pena ir trabalhar de carro todos os dias.

Confira a seguir os fatores que você deve levar em conta para fazer a melhor escolha!

Tipo de trabalho

O tipo de atividade que você realiza deve ser levado em conta. Existem aqueles profissionais que não têm uma rotina fixa e precisam se deslocar para diferentes pontos da cidade ao longo do dia ou vão a locais em que não existe transporte coletivo. Nesse caso, o carro é fundamental.

Entretanto, se você faz o mesmo trajeto todos os dias, existem alguns outros fatores que devem ser considerados, como a distância a percorrer.

Distância percorrida

Qual distância você percorre de carro todos os dias? Esse é um cálculo que você deve fazer.

O gasto diário de um veículo, considerando combustível, seguro, manutenção, impostos e estacionamento varia de R$ 27,00 a R$ 36,00 a cada 15 quilômetros percorridos.

renovar a CNHA tarifa do transporte coletivo não varia de acordo com a distância. Dessa forma, se você utilizar o carro sozinho, o preço sempre será mais elevado do que as outras formas de se deslocar.

Uma boa alternativa é você organizar junto aos seus colegas de trabalho um esquema de caronas. Dividindo o gasto diário do carro com eles, você conseguirá manter o seu conforto por um custo muito menor.

Alguns outros fatores devem ser levados em conta, além do gasto, de acordo com a distância percorrida. Afinal, tempo também é dinheiro.

Tempo no trânsito

Uma das maiores reclamações das pessoas que utilizam transporte público é o longo tempo de espera nos pontos de ônibus devido à baixa quantidade de veículos disponíveis. 

O dia a dia cada vez mais corrido e as diferentes responsabilidades tornaram o tempo precioso na contemporaneidade. 

Você terá que acordar muito mais cedo para utilizar o transporte coletivo? Quanto tempo você gasta para fazer o seu percurso dessa maneira? Apesar de mais barato, nem sempre utilizar o transporte público é possível.

Uma alternativa em relação ao carro e ao uso de transporte público é a bicicleta. Ela tem se mostrado uma importante forma de transporte nas grandes cidades, pelo seu baixo custo e a possibilidade de otimização do tempo. 

Mas, calma! Antes de sair por aí pedalando pelos grandes centros urbanos não se esqueça da segurança!

Segurança

A segurança é um fator que, muitas vezes, se negligencia ao levar em questão somente o financeiro. Ainda hoje, a maior parte das cidades brasileiras não é percorrida por grandes distâncias de ciclovias. Andar de bicicleta sem ciclovia, em meio aos carros, é uma tarefa quase impossível.

A segurança não deve ser levada em conta somente em relação às bicicletas. Ficar no ponto de ônibus à noite ou andar a pé pode significar um risco devido aos altos índices de violência.

Na hora de decidir sobre ir trabalhar de carro ou não, você deve levar em consideração: os seus gastos, a otimização do tempo, a segurança e o seu conforto.

Mesmo que seja melhor optar por outra forma de transporte, isso não quer dizer que você tenha que se desfazer do seu carro, já que, muitas vezes, ele é fundamental nos fins de semana ou quando se tem filhos. Por exemplo, é possível economizar com o seguro do carro se ele for usado exclusivamente nos fins de semana.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe a sua opinião conosco aqui nos comentários.

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.