Como é feita a cotação de seguro auto?

5 minutos para ler

Provavelmente já passou pela sua cabeça como é feita a cotação do seguro auto, certo? Isso é muito comum entre os brasileiros, visto que não existe um valor fixo de seguro auto. Isso mesmo, cada preço é 100% personalizado para cada tipo de perfil e veículo.

Assim que você procurar uma corretora para contratar um seguro, serão colhidas algumas informações sobre o motorista e o automóvel. O cálculo é feito de acordo com o índice de sinistralidade, isto é, a partir das informações fornecidas, a companhia consegue prever o risco do segurado sofrer um sinistro e precisar de indenização.

São diversos fatores que influenciam na cotação do seguro auto, entre eles, a marca, ano e modelo do veículo, assim como idade, gênero, estado civil e antecedentes criminais do segurado. Por isso, se você quer se prevenir, continue a leitura para entender melhor sobre cada fator determinante no valor final.

Quais são os fatores determinantes para a cotação de seguro auto?

Assim como qualquer outro orçamento de serviço, na hora de solicitar o valor de um seguro auto, é necessário fornecer algumas informações que são determinantes para o preço final. É neste momento que surgem diversos mitos e verdades sobre seguro auto que confundem a cabeça do consumidor e muitas vezes pode atrapalhar. A seguir, esclarecemos os motivos de alguns fatores influenciarem tanto nos preços. Confira:

1 – Perfil, idade e estado civil do condutor

Uma das primeiras coisas analisadas pelas seguradoras é o gênero do contratante. Estatisticamente, mulheres se envolvem em menos acidentes do que os homens. Com isso, o valor do sinistro para uma mulher acaba sendo menor. Além disso, o histórico de antecedentes criminais também é avaliado, a fim de saber se a pessoa já se envolveu em acidentes, bem como a frequência e causas relatadas.

Você sabia que motoristas de até 24 anos estão mais propensos a acidentes? Dessa forma, é comum que as seguradoras cobrem um pouco a mais pelo seguro desses motoristas inexperientes e/ou com CNH recente.

Outro ponto importante é o estado civil. As seguradoras consideram que solteiros ou divorciados seguem uma rotina mais agitada e utilizam mais os carros do que pessoas casadas. Portanto, isso também encarece ou barateia a cotação do seguro auto.

2 – Uso e locais de circulação 

Muitos não sabem, mas a localização da residência, bem como os locais de circulação do carro interferem muito no preço do seguro. Por exemplo, quem mora em bairros com alto índice de roubos, furtos e acidentes pagam mais caro pelo serviço. Em paralelo a isso, o lugar onde você vai estacionar também influencia, pois deixar o veículo em estacionamentos ou garagens faz com que o valor diminua. O mesmo vale para o tamanho das cidades, ou seja, motoristas de cidades grandes ou capitais, tendem a pagar mais do que moradores de cidades pequenas ou interior.

Aliás, a frequência que o motorista utiliza o carro é outro fator determinante na cotação do seguro auto. Isso porque quem utiliza o veículo para trabalhar, percorre percursos mais longos no dia a dia. E com o desgaste do automóvel, a probabilidade do segurado se envolver em sinistros também aumenta.

3 – Características do carro

Na hora de passar as informações sobre o veículo, é solicitado o modelo, marca e ano. Com certeza você já ouviu falar que alguns automóveis são mais propensos a roubos e furtos do que outros. E isso não acontece à toa. Muitos modelos possuem alto índice de roubo por conta de as peças serem mais caras.

O mesmo acontece com carros importados ou muito antigos, pois é difícil encontrar peças de reposições. Quanto maior a dificuldade de achar peças no mercado, maior o custo do seguro.

4 – Coberturas na cotação de seguro auto

Por fim, mas não menos importante, o tipo de cobertura que você deseja é outro fator determinante para a cotação do seguro auto. Por exemplo, você deseja um seguro com cobertura completa ou só para roubo e furto? É preciso colocar na balança as suas necessidades.

Coberturas adicionais como reparos a vidros, carro reserva e assistência 24 horas ilimitada por exemplo, encarecem o preço do seguro. Assim como o tipo de franquia escolhida também.

Como economizar e reduzir o valor do seguro?

Agora que você sabe os principais fatores que influenciam na cotação do seguro auto, nada mais justo do que compartilharmos algumas dicas que podem reduzir este valor. Vamos lá?

Poucas pessoas possuem conhecimento dessa informação, mas a instalação de acessórios de segurança no veículo contribui com a diminuição de até 30% do valor do seguro. Isso mesmo, instalar alarmes, rastreadores e até bloqueadores podem fazer com que você economize com o serviço.

Além do mais, contar com corretoras de confiança e experientes no mercado também ajuda muito. Por exemplo, aqui na Caiuás Seguros, cotamos com mais de 15 seguradoras do Brasil e nossa equipe é treinada para encontrar as três melhores soluções para o seu orçamento. 

Portanto, na hora de escolher um tipo de cobertura, faça uma escolha consciente e comece pela corretora. Entre em contato conosco e faça uma cotação sem compromisso.

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.