Posso fazer seguro para carros de leilão? Entenda como funciona!

3 minutos para ler

Muitas pessoas têm dúvidas se é possível fazer seguro para carros de leilão, uma vez que, em geral, os veículos oferecidos nessa modalidade já tiveram outro dono que não pagou o financiamento, e por isso o carro foi recolhido pela instituição financeira, ou ainda trata-se de um automóvel leiloado porque sofreu algum sinistro.

Por essa razão, o valor do carro de leilão costuma ser inferior ao dos demais. Contudo, muitos indivíduos só passam a comprar modelos leiloados quando são recusados ao tentarem realizar um seguro automotivo.

Se você tem interesse pelo tema e deseja descobrir se é possível fazer um seguro para veículos comprados em leilão e como isso funciona, continue a leitura deste post que vamos esclarecer suas dúvidas e apresentar detalhes sobre o assunto. Não perca!

É possível fazer seguro para carros de leilão?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é, sim, possível fazer seguro para carros de leilão, uma vez que a seguradora não pode recusar um veículo sem motivos nem sequer realizar uma vistoria técnica para verificar a estrutura do carro.

No mesmo sentido, o veículo não pode ser depreciado apenas por ser oriundo de leilão, pois tal prática, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é considerada abusiva. A seguradora deve, de maneira obrigatória, apresentar uma justificativa plausível, sempre que recusar determinado veículo sobre o motivo de não aceitá-lo.

Além disso, as seguradoras não podem cobrar valores irregulares ou maiores, de determinado carro, somente porque ele foi adquirido em um leilão, sob pena de sofrer sanções por cobranças abusivas.

Como funciona a contratação de um seguro para carros de leilão?

Existem quesitos avaliados pelas seguradoras no momento de contratar o seguro veicular, sendo que, em geral, segurar um carro comprado em leilão demanda o mesmo processo que o necessário para outros modelos.

Inicialmente, é fundamental observar se o carro conta com um laudo de inspeção veicular fornecido pelo Detran. Trata-se de item muito importante, justamente porque esse é o documento responsável por demonstrar que o carro está apto, ou seja, que ele se encontra dentro da lei.

O grande problema é que determinados bancos e seguradoras organizam leilões de veículos com documentação irregular ou adulterada. Nesse caso, depois da compra, o automóvel corre o risco de não ser aceito por uma seguradora, pois o veículo não se encontra legalmente apto.

cote seguro auto pelo whatsapp

O que costuma ser avaliado pelas seguradoras?

Para que seja possível fazer seguro para carros de leilão, é preciso atentar a determinados pontos no momento da aquisição, como os que vamos apresentar a seguir:

  • é necessário observar com cuidado o edital do leilão para obter informações acerca da procedência do veículo;
  • a documentação do carro deve estar regular, sem qualquer alteração;
  • atente à avaliação técnica do automóvel, pois se a estrutura dele estiver danificada, as seguradoras podem não aceitá-lo;
  • o perfil do segurado sempre é avaliado, sendo o veículo de leilão ou não.

Agora que você já conhece os principais pontos do seguro para carros de leilão, lembre-se de optar por uma corretora de qualidade para adquirir o seguro mais adequado às suas expectativas.

Se você deseja contratar seguro para veículos comprados em leilão, conheça a Caiuás Seguros agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário