PMEs devem fazer seguro para negócios? Descubra!

4 minutos para ler

Uma empresa corre riscos de sofrer prejuízo com imprevistos, seja um incêndio, roubo, furto, dano em maquinário. Os seguros para negócios atuam no mercado para diminuir consideravelmente esses prejuízos.

Entenda como um planejamento específico, que pode exigir despesa menor do que se gasta com um seguro de veículo, por exemplo, vai permitir que o empreendedor possa trabalhar de forma mais segura e se prevenir de gastos extras. Acompanhe!

Segurança nas atividades

A movimentação da economia brasileira tem sua base no trabalho das pequenas e médias empresas — 99% das atividades com fins lucrativos do país vem do setor de PMEs.

Ao mesmo tempo, elas são as que aceitam correr os maiores riscos porque sua maioria não tem seguro para ser acionado em caso de um sinistro. Um levantamento de 2016 do setor securitário mostrou que apenas 30% delas são seguradas.

Esse tipo de serviço serve para prevenir o empreendedor de precisar gastar com situações inesperadas. Um dano elétrico a equipamentos do escritório ou maquinário causado por raios, incêndio que pode destruir partes fundamentais da empresa, roubo ou furto do negócio são alguns dos produtos que podem ser contratados.

Problemas causados por situações descritas acima, em geral, repercutem em um prejuízo quase sempre não esperado. Algumas vezes, não é só a questão financeira que pesa, mas também o tempo que se perde sem produzir para tratar da questão.

Essas despesas de última hora atrapalham o fluxo de caixa e chegam a onerar o negócio a ponto de, dependendo da situação, causar risco de o empresário falir.

Diversificação de seguros para negócios

A diversificação dos ramos de atuação das PMEs é grande, o que exige que seguradoras, muitas vezes, tenham produtos que são específicos e até inéditos para o mercado. A questão vai além de coberturas só patrimoniais.

Escolas, por exemplo, podem ter seguro para seus alunos durante viagens específicas e garantias para atuação de dentistas em caso de acidentes dentro da dependência da unidade de ensino, por exemplo.

Petshops estão sob risco de talvez responder a processo por ferir um animal, mas com o seguro existe a possibilidade desse serviço ser custeado pela seguradora.

Até mesmo orientação jurídica, gestão de crises de imagem, cobertura hospitalar para empregados e clientes — ninguém deseja, mas pode acontecer de uma pessoa se queimar com chapinha durante tratamento no salão de beleza, para citar uma situação — ou para pagamento de aluguel com seguro fiança.

Como o nicho de mercado para as PMEs é muito grande, seguradoras chegam a analisar o perfil da empresa para criar um produto sob medida.

Tendência do empreendedor

O valor que se paga para garantir essa segurança é um dos critérios mais analisados pelos empreendedores. Os seguros para negócios correspondem a uma garantia no trabalho, mas precisam ser estudados e terem viabilidade na questão financeira.

Como esse mercado de seguros passou a ser um nicho atraente e com grande potencial de expansão, a demanda passou a influenciar nos preços, que chegam a ser mais em conta do que os produtos oferecidos para veículos.

O que se gasta com a apólice deve ser encarado como um investimento que vai permitir que se algo não esperado ocorrer, o prejuízo terá impacto muito menor. O empreendedor deve colocar na balança de sua decisão como os imprevistos podem afetar a saúde financeira de seu negócio.

É importante também avaliar a quanto esse gasto extra pode chegar e pesar que o valor pago pelo seguro tem a opção de ficar mais barato, justamente por ser uma antecipação. Claro que preços são variáveis, mas a faixa deles para PMEs gira em R$ 1,5 mil, com apólices que podem chegar a R$ 500 anuais.

Agir com estratégia e planejamento é o segredo de empreendedores de sucesso e os seguros para negócios tornaram-se parte integrante dessas ferramentas, principalmente com serviços que têm preços que se adéquam ao caixa.

Se você se preocupa em estar atualizado e deseja obter as informações de tendência do mercado, siga nossa página nas redes sociais e descubra tudo que é importante para sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário