Vale a pena comprar um carro elétrico? Descubra agora!

4 minutos para ler

Assim como nos Estados Unidos e na Europa, será que comprar um carro elétrico no Brasil vale a pena? Esse tipo de veículo troca o motor à combustão por um elétrico, e o tanque de combustível por baterias, eliminando a emissão de poluentes. Nesse caso, o carregamento é feito de forma semelhante ao de um smartphone, ou seja, é só ligar na tomada e esperar que a carga se complete.

No entanto, no nosso país, o processo de adesão a um novo modelo de carro deve demorar muito tempo para se expandir, tendo em vista os poucos modelos disponíveis no mercado, a quantidade rara de pontos de recargas espalhados pelas regiões e o preço elevado.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo, para mostrar os prós e contras de comprar um carro elétrico. Acompanhe!

Vantagens de comprar um carro elétrico

Antes de você chegar a uma conclusão sobre o uso do carro elétrico, conheça suas principais vantagens!

Sustentabilidade

O carro elétrico não emite ruídos, gases do efeito estufa e poluentes durante o seu uso, já que não utiliza motores à combustão, o que evita fumaças soltas que atingem o meio ambiente ou, até mesmo, os pedestres que estão próximos.

Ausência de barulho

Os veículos elétricos são bastante silenciosos, tendo em vista que, como já foi dito, seu motor não gera os ruídos da combustão, além de não haver um sistema de escape, que é um dos principais fatores relacionados ao barulho dos automóveis comuns.

Custos baixos de utilização

Geralmente, a eletricidade tem o custo mais baixo do que os combustíveis fósseis. O custo por quilômetro rodado com um automóvel elétrico pode ser até 50% mais baixo quando comparado ao modelo que utiliza a combustão. Ainda, os carros elétricos apresentam uma manutenção mais barata, considerando sua mecânica mais simples.

Menos impostos

Vários países disponibilizam impostos mais baixos e demais subsídios para a compra do carro elétrico, com o intuito de aumentar a sua utilização no mercado. No Brasil, o governo federal resolveu zerar o imposto para a importação desse tipo de veículo, além de alguns estados oferecerem a isenção ou 50% de desconto do IPVA em automóveis elétricos.

cote-seguro-auto-whatsapp

Desvantagens de comprar um carro elétrico

Além das vantagens, é importante que você também conheça as principais desvantagens de comprar um carro elétrico. Confira a seguir.

Autonomia limitada

Os modelos com preços mais acessíveis de carro elétrico disponibilizam uma autonomia de 300 km. Já os automóveis mais elaborados oferecem até 600 km. O grande problema dessa limitação é que viagens mais longas podem exigir maior número de paradas e intervalos para recarga.

Poucos pontos de carregamento

São poucos pontos de recarga espalhados no país, gerando uma dificuldade considerável em relação aos carros serem recarregados em rodovias, o que pode tornar a viagem nesses automóveis um grande desafio

Alto custo de aquisição

Pelo fato de serem fabricados em pequena quantidade e com tecnologia cara, os carros elétricos apresentam um alto custo de aquisição quando comparados com os veículos tradicionais.

Longo tempo para recarga

Apesar de a tecnologia avançar com o decorrer do tempo, as baterias dos carros elétricos são pesadas, além da recarga demorar em torno de 6 a 8 horas em uma tomada de 220V.

Agora que você entende as vantagens e desvantagens de comprar um carro elétrico, saiba que essa pode ser uma boa alternativa para o momento atual que estamos vivenciando de pandemia provocada pelo Coronavírus, tendo em vista a possibilidade de economizar combustível e de não ser preciso ir ao posto de gasolina, reduzindo o contato com outras pessoas.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajudar seus contatos a também entenderem mais sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário