Afinal, seguros automotivos cobrem alagamentos e danos da natureza?

3 minutos para ler

Uma dúvida que aparece bastante entre os proprietários de veículos é se o seguro cobre alagamento. Isso ocorre, principalmente, nos períodos de chuvas fortes, em que não é difícil encontrar diversos pontos de inundação nas cidades do Brasil e demais desastres naturais, como granizo, vendaval, queda de árvores etc.

A boa notícia, é que os alagamentos fazem parte sim, das coberturas oferecidas pela seguradora, no entanto, ela não é válida para qualquer situação, e é importante que você entenda como isso funciona.

Quer saber em quais casos seu carro está protegido nos casos de alagamento? Então, continue sua leitura!

Como funciona a cobertura do veículo em casos de alagamentos?

O seguro cobre alagamento nos casos em que o dano for provocado por desastre natural, ou seja, quando o motorista não estiver exposto ao risco de forma deliberada. Por exemplo, se o veículo estiver parado na garagem da sua casa e a água invadiu o local, o seguro pagará os danos.

Agora, caso você saia com o carro na chuva e enfrente avenidas alagadas, sabendo que o veículo não tem condições de continuar, o seguro não cobrirá os possíveis danos.

cote-seguro-auto-whatsapp

O que pode ser feito para evitar esse problema?

Em relação à cobertura do seguro automotivo em situações de danos provocados por alagamentos, a maior preocupação que o motorista precisa ter é a de não se expor voluntariamente ao risco. Um exemplo disso, como mencionado, é tentar atravessar uma rua alagada.

Isso porque as seguradoras elaboram um laudo para compreender as circunstâncias em que o veículo estava na hora dos sinistros. Caso seja comprovado que o problema poderia ser evitado, não pagará a indenização ao segurado.

Além de não passar por áreas alagadas intencionalmente, colocando sua vida em risco e provocando danos ao automóvel, outras medidas devem ser adotadas para evitar que não seja ressarcido, como:

  • busque se informar sobre as ruas e regiões com maior probabilidade de alagamento e altere sua rota para não passar por elas;
  • caso não tenha um estacionamento seguro por perto, procure parar o carro em ruas elevadas, longe de aclives (subidas), declives (descidas), ou em locais baixos;
  • se o nível de água estiver abaixo da metade da roda, busque acessar uma via próxima, sem continuar pela rua alagada;
  • não tente dar partida no veículo caso ele tenha morrido, pois isso pode provocar sérios danos ao motor;
  • caso esteja parado em uma via com risco de alagamento, procure avisar imediatamente a seguradora, indicando o local e as condições em que o automóvel se encontra.

Agora que você já sabe os casos em que o seguro cobre alagamento, é importante entender que o seu valor vai depender do risco a que o carro está exposto e das coberturas escolhidas. Também existem outros casos que a seguradora não tem obrigação de arcar com os danos, que são os sinistros relativos à água salgada. Então, antes de contratar seu seguro, entre em contato com um de nossos especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas.

Achou este conteúdo interessante? Aproveite para conferir o nosso Guia Completo do Seguro de Carro e compartilhar em suas redes sociais para ajudar seus amigos a entenderem um pouco mais sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.