Preço de seguro: o que faz ficar mais barato ou mais caro?

4 minutos para ler

Adquirir um veículo é um dos sonhos da maioria dos brasileiros. Depois da conquista, os novos donos têm a preocupação de contratar um seguro automotivo. Nesse sentido, um seguro mais barato seria o ideal, não mesmo? Na verdade, o preço de seguro depende muito dos itens da cobertura e entre outra coisas.

Para conhecer os custos do seguro de um veículo, porém, é necessário saber primeiramente quais são os componentes considerados para construir um preço de um seguro e, dessa forma, tentar fazer com que o serviço saia mais em conta.

Neste post, mostraremos quais são os fatores que deixam o seguro de um carro mais barato ou caro, e como eles interferem no seu orçamento. Ficou interessado? Então, continue conosco!

Modelos do veículo

O seguro pode sair mais caro para modelos de veículos considerados visados por ladrões em determinadas localidades. Os modelos com um custo de manutenção mais elevado também tendem a aumentar o valor, assim como os veículos que demandam peças importadas, carros mais antigos e os que já estão fora de linha.

Os importados ou blindados usados por mais de cinco anos são admitidos por poucas seguradoras, e quando são, a premiação costuma ser bem alta.

Histórico do segurado interfere no preço de seguro?

O valor do seguro de carro varia também de acordo com o histórico dos motoristas, nos seguintes fatores:

  • identificação de sinistros: caso o motorista já tenha se envolvido em outras ocorrências, como em acidentes e roubos de veículos;
  • período de habilitação: segurados mais experientes têm mais habilidade na direção e, normalmente, são mais cuidadosos. Assim, minimizam as chances de danificação do carro se comparados às pessoas que acabaram de tirar a sua habilitação;
  • localização: a seguradora também leva em consideração a segurança da região por onde o veículo mais trafega.
  • infrações no trânsito: o segurado que não tem nenhuma pontuação na carteira também é recompensado com descontos no seguro.

Veículos guardados em garagem

O automóvel que pernoita dentro de um ambiente fechado, como a garagem, seja no imóvel, no trabalho ou na escola, tem a menor possibilidade de sofrer alta no preço, pois estão menos expostos ao perigo em relação aos carros que ficam estacionados na rua.

Estado civil do segurado e a influência no preço de seguro

O estado civil do segurado também tem forte influência no preço do seguro. Os casados pagam mais barato pelo serviço do que solteiros e divorciados. Isso porque o índice de sinistros entre os casados tende a ser menor, pois a população solteira geralmente tem uma vida social mais agitada, o que aumenta a utilização do veículo.

Planejar com antecedência para escolher o seguro ideal é fundamental para fazer um bom negócio. Outra condição importante é fazer simulações com diferentes seguradoras para evitar sustos com os preços. Dessa forma, você conhece as coberturas oferecidas pelas empresas de forma detalhada, assim como os seus valores. Muitas vezes, para o mesmo modelo de automóvel, os valores chegam a variar muito entre as seguradoras.

Com o seu carro protegido seja por um seguro mais barato ou caro, é possível ter muito mais tranquilidade no seu dia a dia, evitando dores de cabeça com eventuais problemas que podem surgir.

Se você está à procura desses serviços, nós, da Caiuás Seguros, temos a proposta que melhor se encaixa em seu perfil. Contamos com profissionais especializados em encontrar a solução ideal para proteger o seu bem. Entre em contato conosco e conheça os nossos planos!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.