A moto, assim como o automóvel, constitui um importante patrimônio, sobretudo quando está associado ao trabalho. Por essa razão, é importante você conhecer os tipos de seguro de moto para que possa fazer sua opção para a contratação.
Existe seguro obrigatório, mais limitado na proteção, e seguros com maior amplitude de indenização. De todo modo, é indispensável a contratação de um bom seguro que garanta, pelo menos, a manutenção das condições existentes na ocorrência de algum sinistro.
Continue a leitura e fique por dentro dos principais tipos de seguro de moto.
Como funciona o seguro de moto?
O seguro de moto é muito semelhante ao seguro de automóvel, isto é, a sistemática adotada é a mesma. Assim, você contrata uma proteção para sua moto com base em determinadas coberturas disponíveis e, se ocorrer algum sinistro previsto na apólice, a seguradora paga a indenização contratada.
Quais os tipos desse seguro e como se diferenciam entre si?
Existem 3 tipos de seguro para moto que se diferenciam em função de sua obrigatoriedade ou não, assim como do alcance de suas coberturas. Veja a seguir.
Seguro obrigatório DPVAT
DPVAT é a sigla para Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Como o nome já indica, trata-se de uma proteção para pessoas vitimadas por acidente de trânsito.
Para este seguro, não importa o veículo terrestre causador do acidente. Dessa forma, um automóvel, uma moto ou um ônibus, entre outros, podem se constituir no veículo causador do dano pessoal.
Por sua vez, a principal característica do DPVAT é que se trata de um seguro obrigatório para todo proprietário de veículo terrestre. Sua cobrança se dá junto à do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), anualmente.
O DPVAT oferece 3 coberturas com valores pré-definidos. Assim, haverá indenização nos casos de morte e de invalidez, assim como reembolso para as despesas médicas, odontológicas, farmacêuticas e hospitalares.
Seguro não compreensivo ou contra roubo e furto
O seguro contra roubo e furto é também conhecido como não compreensivo por oferecer menos coberturas. Como o próprio nome indica, se limita a essas duas situações e, por essa razão, também se trata de uma opção mais barata, uma vez que só há indenização se a moto for roubada ou furtada.
Esse seguro, no entanto, pode incluir na apólice a assistência 24 horas. São pequenos serviços de assistência e suporte como, por exemplo, chaveiro e reboque.
Seguro compreensivo ou completo
O seguro compreensivo oferece um elenco de coberturas mais amplo que o seguro contra furto e roubo. Assim, podem ser contratadas as seguintes proteções, entre outras, em uma mesma apólice:
- roubo e furto;
- danos a terceiros;
- perda total por colisão;
- danos da natureza;
- assistência 24 horas.
Deve-se levar em conta que este é o tipo de seguro para moto mais indicado uma vez que oferece todas as coberturas e não apenas roubo e furto.
Como você pode ver, entre os 3 tipos de seguro de moto, o seguro compreensivo oferece a melhor proteção para o seu patrimônio, sem desconsiderar a obrigatoriedade da contratação do seguro DPVAT.
Continue conosco e bem informado em nossa página no Facebook.