5 dicas para economizar na manutenção do seu carro

4 minutos para ler

Cuidar do próprio veículo é um prazer que muitos brasileiros preservam. Esse hábito leva a resultados que vão muito além da própria satisfação; ele ajuda na manutenção do carro. Se você procura manter o seu automóvel sempre como novo, dificilmente precisará arcar com uma conta pesada na oficina.

Neste post, preparamos 5 dicas que vão ajudá-lo a economizar na manutenção do seu carro. Confira!

1. Faça manutenção preventiva

Por mais que você compre um carro novo e cuide dele muito bem, a manutenção sempre será necessária. O segredo para que tudo fique sempre dentro do planejado é fazer a manutenção preventiva corretamente.

Zelar pelo veículo periodicamente evita que ele apresente problemas terminais no futuro, que podem fazer com que você precise gastar muito mais dinheiro e ainda fique um tempo sem poder utilizar o veículo.

Mas o que é a manutenção preventiva? O ideal é que você siga o cronograma de revisões já estabelecido pela montadora. Lá já estão listadas todas as manutenções necessárias para que o seu carro funcione sempre perfeitamente.

Caso você já tenha se perdido neste cronograma, o mais importante é respeitar os prazos para troca de óleo, filtros e pastilhas de freio. Tratam-se de itens básicos e que têm prazo de validade que deve ser seguido.

2. Fique de olho no combustível

O combustível é o elemento que faz com que o motor do carro funcione. Se for de baixa qualidade, o funcionamento também será ruim e você observará um desgaste maior de peças, o que culminará com a diminuição da vida útil do motor.

renovar a CNHPortanto, procure conhecer a reputação do seu posto de combustível de preferência e, pelo menos a cada quatro tanques, abasteça com gasolina aditivada. Essa atitude auxilia na limpeza nos componentes internos do motor.

Jamais deixe que o tanque de combustível fique muito vazio. Isso faz com que as impurezas do líquido fiquem mais concentradas e acabem passando pelo filtro de combustível, prejudicando componentes do motor.

3. Seja prudente ao volante

Seu veículo foi projetado para rodar muitos quilômetros. Não o confunda com um carro de corridas, que é fabricado para oferecer total desempenho em um período de duas horas.

Abusar do acelerador, frear bruscamente e trocar as marchas em rotação alta demais são hábitos que desgastam o motor e diminuem a sua vida útil. No trânsito do dia a dia, procure andar sempre em velocidade mais baixa, não dê trancos no carro e tente ganhar aceleração aos poucos.

Essa prudência economiza combustível e evita que seu carro apresente problemas no futuro.

4. Cuide da parte externa do veículo

A pintura automotiva também precisa de cuidados, afinal de contas, ela é o cartão de visitas do seu carro. Fazer retoques na lataria custa muito dinheiro e você pode evitar isso com ações simples.

Tente sempre estacionar o carro à sombra, para evitar queimaduras. Mantenha o veículo sempre o mais limpo possível e aplique cera na lataria a cada seis meses. Se houver algum arranhão ou mancha, não deixe que esses problemas se acumulem e leve a uma empresa especializada em pintura o mais rápido possível.

5. Preste atenção aos barulhos do carro

Mesmo que você cuide muito bem do seu carro, problemas podem surgir ocasionalmente. Esteja sempre atento a barulhos diferentes e preste atenção ao comportamento do veículo enquanto estiver ao volante. A melhor maneira de economizar na manutenção é não deixar que os defeitos se acumulem muito.

E aí, você tem mais alguma dica para economizar na manutenção do carro? Então participe deixando seu comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.