Segurança para celular e portáteis: entenda sua importância

4 minutos para ler

Você está lendo este artigo em um ambiente onde há outras pessoas? Te convido a parar um instante e olhar rapidamente para elas. Quantas estão com o smartphone na mão? Quase todo mundo. Não é nada incomum que a maioria das informações e utilidades essenciais para o nosso cotidiano estejam a um toque de distância nas telas de nossos smartphones. É por isso que segurança para celular é tão importante.

Com esse mundo de dados pessoais — corporativos e bancários — presentes em aparelhos portáteis, é natural que haja preocupação quanto à segurança deles. No ambiente virtual existem milhares de ameaças, entre vírus, golpeadores e hackers. A tecnologia é uma realidade, bem como os crimes cibernéticos. Isso tem se tornado tão comum, que já existem delegacias especializadas para lidar com esse tipo de situação.

Além de perigos de origem virtual, também estamos sujeitos aos roubos que fazem com que todas essas nossas informações sejam perdidas ou pior: estejam disponíveis para pessoas mal intencionadas. Pensando nisso, preparamos 3 dicas para que as informações dos seus portáteis não caiam em mãos erradas! Confira as dicas de segurança!

1. Elabore e ative senhas fortes

Seja ao usar o seu notebook, tablet ou celular, é importantíssimo que você administre bem suas senhas. No smartphone, bloqueie a tela, usando um PIN ou um padrão de deslizamento. Isso evita que alguém tenha acesso imediato ao seu smartphone no caso de furto. Para quem usa conta Google, é possível apagar os dados do aparelho de longe, acessando as configurações através do seu login em outro dispositivo.

Costume usar senhas fortes, que contenham letras maiúsculas e minúsculas, números e, se possível, caracteres especiais. Isso evita que suas contas sejam invadidas. Outra opção é configurar uma espécie de “autodestruição”, ou seja, depois de um número determinado de tentativas de desbloqueio ou acesso, o próprio aparelho deleta todas as informações. Então mesmo que você perca o aparelho, suas fotos, contatos, contas e informações estarão seguras.

2. Invista em segurança para celular

Se você mora em grandes centros, deve saber que o índice de roubos e furtos é altíssimo. Os smartphones estão cada vez mais caros e usamos eles para tudo e em todos os ambientes. Isso aumenta o risco de perda ou danificação. Para assegurar o investimento que fazemos, um seguro é uma boa ideia. Quebra acidental, roubo ou furto e queda de líquido são algumas das modalidades geralmente cobertas por seguro de celular.

seguros para os outros aparelhos também. Então, se você leva seu notebook ou tablet para o trabalho ou faculdade, pense sobre isso. Para quem tem crianças que carregam vídeo-games e games portáteis, o seguro para dispositivos portáteis também é uma forma de proteger o investimento e garantir a segurança de quem transita com o aparelho, já que isso é um motivo a mais para que a pessoa não reaja.

3. Tenha hábitos seguros e monitore sua navegação

Muitas medidas são necessárias para manter os seus dispositivos seguros: vai muito além do antivírus. Veja bem os sites que acessa, os links nos quais clica e de onde faz downloads. Rede de Wi-Fi desprotegida, nem pensar! Lembre-se de sempre fazer backup de seus arquivos, assim, caso haja algum contratempo e você perca o acesso aos seus dispositivos ou tenha que apagá-los de maneira remota, vai ter tudo que importa salvo na nuvem.

Segurança para celular é assunto sério! Por isso, sempre que puder, utilize a verificação em duas etapas para evitar que intrusos acessem suas contas, postem suas fotos e falem com seus contatos. A maioria dos aplicativos de redes sociais dão a possibilidade de desconexão através do login na conta.

Aplique todas as dicas e você estará a salvo! Para ler mais sobre o que é essencial para manter-se seguro atualmente, assine a nossa Newsletter.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.