Como fazer um planejamento financeiro para trocar de carro?

4 minutos para ler

Há diversos motivos para querer trocar de carro, como ter um modelo antigo demais, peças e manutenções de alto custo, insatisfação com o desempenho do veículo, ser pequeno ou grande demais, além de questões estéticas e tantos outros.

Essa vontade vem acompanhada de preocupações sobre finanças e você já começa a pensar e debater consigo mesmo sobre qual é a real condição dessa troca acontecer, mas calma!

Com organização e planejamento, tudo pode dar certo. É possível evitar todo o estresse e preocupação que uma compra mal planejada desse porte pode causar. Neste post nós te mostramos como. Acompanhe!

Um carro novo não precisa ser uma dívida nova

Ao contrário do que muitos pensam, uma compra não vira automaticamente uma dívida, mas sim um compromisso. Por isso, é preciso incluir o valor da parcela — caso opte por financiamento — dentro do seu orçamento mensal de forma que consiga manter todos os compromissos sem atrasos ou apertos, o que inclui os cuidados com o novo modelo.

Há veículos que utilizam mais ou menos combustível e aqueles que a manutenção custa mais caro, além de tantas outras variações. Se você não se preparar e ceder aos seus primeiros impulsos, a dor de cabeça logo aparecerá e você só vai conseguir se livrar dela pagando muitos juros. Pensando bem e colocando tudo na ponta do lápis, dá para ficar bastante satisfeito pilotando um carro novo.

Planejamento financeiro não é sinônimo de fazer contas

Planejar-se financeiramente vai muito além de fazer contas e somar as economias. O ponto chave do planejamento é a disciplina. Trocar de veículo é algo que envolve, geralmente, bastante dinheiro. Por isso, é preciso estabelecer de forma bem clara o que realmente é prioritário nesse processo.

Se você quer andar de carro novo, pode conseguir isso mais rápido se renunciar alguns gastos e cortar alguns custos. Abrir mão de uma pizza aos finais de semana, de uma ida ao litoral e de outras práticas que podem ser deixadas de lado por algum tempo, pode fazer com que mais dinheiro seja poupado.

Traçar objetivos e metas precisas é importante

Quem não sabe onde está indo, não chega a lugar nenhum. Por isso, pesquise bastante para garantir que o modelo que você tem interesse alcance suas expectativas de uso e o melhor custo-benefício. Assim, você vai saber exatamente o que quer.

Já com o objetivo bem estabelecido e pautado em pesquisas, você precisa criar metas, que têm a ver com métricas e, por isso, não podem ser genéricas. Qual carro você quer ter? Em quanto tempo? Quanto precisa poupar em um determinado período para conseguir? Se for financiar, quando precisa ser a entrada? Em quantas parcelas? Como você pode ter esse montante? Estabeleça métricas muito precisas e siga seu planejamento à risca.

Sua família é sua maior aliada na troca de carro

Proponha o objetivo aos seus familiares e pontue as mudanças de comportamento necessárias. Faça a sua família olhar de uma maneira positiva para a troca do automóvel ao explicar os benefícios que isso trará para todos.

Explique como o novo modelo é mais espaçoso e como será mais confortável viajar e fazer trajetos com o carro todos os dias. Para ajudar na economia ou adequação financeira, é importante que cada membro entenda o motivo pelo qual essa atitude é precisa e quais impactos ela traz.

O seguro precisa ser incluído no seu planejamento financeiro

Há diversas boas opções disponíveis para a contratação de um seguro. Você pode optar pelo Seguro Proteção Financeira, por exemplo, e incluir seu valor nas parcelas do financiamento.

Conhecida também como Prestamista, essa modalidade liquida a dívida caso o comprador fique impossibilitado de continuar o pagamento por invalidez ou morte. Há ainda outras modalidades de seguro que podem acrescentar proteção para a perda de emprego.

Por fim, conte com a orientação do nosso time de especialistas na hora de trocar de carro, pois o valor das parcelas varia muito de acordo com o modelo, da manutenção e do perfil do motorista.

Viu como se planejar para comprar um carro não é tão difícil quanto parecia ser? Então, agora, aproveite para continuar informado com um post sobre a isenção de 30% na compra de carro novo!

cote seguro auto pelo whatsapp

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.